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16 Ideias De Postagens Para Redes Sociais Que Vão Bombar Seu Perfil

Franco
Escrito por Franco em 8 de dezembro de 2020
16 Ideias De Postagens Para Redes Sociais Que Vão Bombar Seu Perfil
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Conheça estas 20 ideias de postagens para redes sociais e atraia a atenção do seu público

Muitos perfis de negócios pouco aproveitam tudo o que eles podem explorar com seus conteúdos no Facebook e Instagram. Neste post trago algumas ideias de postagens para redes sociais! Com todas estas mudanças acontecendo dentro do Facebook e Instagram, principais redes utilizadas por negócios para se relacionar com seus públicos e divulgar seus produtos e serviços, o marketing de conteúdo – que deveria ser mais valorizado por muitas médias e pequenas empresas, continua sendo a melhor forma de atrair e gerar interesse do público. Bom conteúdo, capaz de despertar interesse e uma boa oferta!Mas não basta só isso! As pessoas precisam ver esse conteúdo e esta oferta. Negócios pequenos não podem contar apenas com alcance orgânico (Propagação gratuita na internet). Logo, buscar separar verba para divulgação de mídia paga deve fazer parte da lista de recursos do pequeno dono de negócio.Mas isso é outro assunto! Esta lista de ideias de postagens pode ajudar você a estruturar seu conteúdo e começar a obter um melhor retorno orgânico dentro das redes sociais.

OK! Quais são estas 20 ideias de postagens para redes sociais ?

1. TUTORIAIS EM VÍDEO

Sempre há alguém buscando como fazer coisas na internet. O que você tem que fazer é identificar dentro do seu tema, seu mercado, sobre o que as pessoas estão com dificuldade em fazer e criar conteúdo baseado nisso.

“Ahh Franco, mas eu vendo panelas”… Uai, vídeos ensinando a cozinhar determinados pratos usando as penelas que você vende. Isso vai chamar muito mais a atenção e gerar um relacionamento melhor com seu público do que simplesmente apenas postar fotos das panelas.

Sempre vai ter algo diferente relacionado ao seu negócio para ser feito. Haverá temas com menos assuntos a serem explorados mas sempre terá um formato de conteúdo interessante para entregar para a sua audiência.

2. ABUSE DOS STORIES NO INSTAGRAM

Faça stories, muitos stories! Mas não de uma vez, e sim de forma que fiquem distribuídos ao longo do dia. Os stories no instagram estão se tornando a melhor forma de chamar atenção do seu público e se manter “quente” na mente deles.

Não sei se você sabe, mas nossas publicações do instagram não são mostradas as pessoas mais como antes. A distribuição e alcance diminuiu e muitas vezes, uma publicação feita hoje, só será entregue daqui 2, 3 dias para uma parcela dos nossos seguidores. Já as histórias, no momento que você faz, elas aparecem na tela do seu seguidor junto com as histórias dos perfis que ele ainda não viu.

Fazer estes stories de forma programada em horários diferentes farão com que as histórias do seu perfil tenha maiores chances de aparecer mais vezes entre o concorrido espaço dos primeiros 5 stories mostrados no feed do seu seguidor.

E aqui vai uma ideia de postagem nos stories para você ter sempre coisas interessantes para mostrar é postar bastidores do seu negócio, momentos descontraídos com a sua equipe. E para gerar interação, aproveite o recurso de enquetes. Que inclusive é uma forma de se fazer pesquisas de interesse do seu público para melhorar seu conteúdo e até seus produtos e serviços.

 3. POST COMENTANDO NOTÍCIAS DA ATUALIDADE RELACIONADAS A SUA ÁREA DE ATUAÇÃO

Outra ideia de conteúdo é comentar notícias e assuntos atuais relacionados ao tema do seu negócio. Mas a chave aqui não é apenas divulga a notícia em si. É ir mais além comentando os fatos, mas como implicam a vida do seu público ou como as pessoas podem se beneficiar disso.

4. VOTAÇÃO

Promova votações! Isso vai estimular as pessoas a expressarem suas preferências por determinada coisa, marca, assunto ou pessoa. Digamos que você tem uma barbearia, o seu público, obviamente, é masculino.  Alguns exemplos de posts com essa temática são:

Votação: Qual destes é o seu jogador favorito? Vote comentando o nome do jogador

ou

Qual destes estilos de corte de jogadores você faria? Vote comentando o nome do jogador.

5. APRESENTAÇÃO DE CASOS DE SUCESSO ( ESTUDO DE CASO)

Quando um trabalho feito por você impacta positivamente seus clientes e, quando isso acontece até de uma forma surpreendente ou os resultados obtidos se saíram exatamente como planejado, você pode transformar isso em um estudo de caso.

Ou seja, descrever para as pessoas o que foi feito para que aquele resultado fosse atingido e como foi o processo. Estes exemplos reais proporcionam ao leitor uma ideia de como eles podem replicar isso e gera uma autoridade maior relacionada ao seu trabalho. Pois você tem provas reais sobre o que pode ser conquistado a partir deste trabalho.

Ex: Como João que estava desempregado há 1 ano mudou sua vida vendendo as trufas que aprendeu a fazer em um curso online.

Na imagem ao lado, o exemplo de uma campanha que fiz para um restaurante Fast Food que trouxe um retorno de R$ 1.016,00 em 3 dias com R$ 50,87 de investimento em anúncios no Facebook e Instagram.

6. POSTS CITANDO ERROS COMETIDOS QUE SEU PÚBLICO PODE EVITAR

O lado bom dos erros é que sempre aprendemos com eles. Agora imagine você, dentro da sua área, quantos erros já cometeu? Falhas que você pode ajudar outras pessoas que se interessam pelo seu assunto evitar. Este tipo de conteúdo desperta a atenção das pessoas para coisas que elas não sabiam e que provavelmente podem estar fazendo errado.

Eu por exemplo, já tenho propriedade para levar para minha audiência algumas falhas minhas…

Ex1: Você jovem, que quer se aventurar no empreendedorismo: 3 erros que eu cometi ao decidir largar meu emprego para empreender

Ex2: 8 Formas de fracassar numa dieta e voltar a engordar

7. X MOTIVOS PARA ALGUMA COISA

Outro tipo de conteúdo para explorar é apresentar razões/motivos pelos quais as pessoas devem fazer algo ou não fazer. Sempre no intuito de que ele possa tomar uma ação, mudar de atitude ou incluir novas coisas a sua lista de planos. Iniciar uma atividade incomum, se alimentar melhor, fazer uma viagem.

Ex1: 10 motivos para você se tornar vegetariano

Ex2: 5 razões para começar a aprender a falar inglês hoje mesmo

Ex3: 30 novas necessidades da vida moderna que farão você NÃO FICAR DESEMPREGADO nos próximos 10 anos

8. PERGUNTAS E QUESTIONAMENTOS

Levantar questionamento e fazer perguntas sempre estimulam as pessoas a se expressarem porque as questionam se elas tem conhecimento sobre determinado assunto.

Seguindo esta linha de raciocínio, experimente trocar pautas de temas nas quais as pessoas teriam um consumo passivo e transforme em perguntas ou questionamentos. Por exemplo, se alguém que trabalha com seguro de automóveis quer criar um post sobre as vantagens de se fazer um seguro auto, ao invés de usar o título:

5 vantagens de se ter um seguro auto

Esta pessoa pode inverter a polaridade do título e questionar:

Você sabe quais são as 5 principais desvantagens de quem não tem um seguro paro o seu automóvel?

Consegue identificá-las?

9. “COMO FAZER” + BENEFÍCIOS

Experimente criar postagens que ensinam como fazer algo e no título desta postagem explore os benefícios de se fazer o que é ensinado. Se tem algo que é instintivo é que sempre pesquisamos no google respostas para o que não sabemos. E na pesquisa, um dos termos mais usados é “como” + o que se quer saber…

A tática por trás desse tipo de postagem é chamar atenção do usuário mostrando além daquilo que ele procura, quais os benefícios de se fazê-lo.

Logo:

Ex1: Como fazer abdominais em casa e ter a barriga que você sempre quis

Ex2: Como montar refeições práticas para toda a semana e não ter que cozinhar todos os dias

10. PROBLEMAS + SOLUÇÃO

Quando você passa a conhecer bem o seu público, começa  a identificar quais são os problemas que eles enfrentem. Um tipo de postagem que com certeza vai atrair a atenção do seu seguidor/leitor é aquela que fala de um problema que ele enfrenta e que aponta uma solução para o caso.

Exemplos:

Ex1: Não consegue aumentar as vendas do seu restaurante? Comece a criar anúncios segmentados na internet e veja o que acontece

Ex2: Fez uma dieta maluca e engordou tudo de novo? Aprenda 7 Passos para perder até 2kg por semana sem ter que deixar de comer um refeição sequer

11. PASSO A PASSO

Esse também é um conteúdo que chama bastante atenção. Todo mundo adora aprender formas mais eficazes de se fazer algo.

Um negócio que vende roupa ou confecciona poderia usar:

Ex1: Aprenda 3 passos para tirar machas de roupas colorida

Ex2: O Passo a passo para engomar vestidos de festa do jeito certo

Um Personal treiner  poderia:

Ex: Treino de hipertofia para iniciantes passo a passo

Um nutricionista esportivo:

Ex: Saiba o passo a passo para montar uma dieta para ganho de massa muscular

12. POSTS QUE GERAM IDENTIFICAÇÃO

Nesse tipo de conteúdo, partimos para algo que mexe com o íntimo da pessoas. Coisas que temos consciência mas não praticamos, ou sonhos e desejos que queremos realizar. O Fator humano entra em jogo aqui. E se o que você faz nas redes sociais permite explorar esse lado, você conseguirá atrair conexão e a empatia daqueles que se identificam.

Exemplos:

Fale sobre a sua história, sua luta para chegar aonde chegou.

Explane sua opinião sobre determinado tema (Mas cuidado em como fará isso)

13. POSTS MOTIVACIONAIS E DE INSPIRAÇÃO

Ligado com conteúdos que geram identificação, são os de motivação e inspiração. É incrível como as pessoas gostam desse tipo de conteúdo. As páginas de conteúdo motivacional são umas das mais seguidas nas redes sociais. Nós gostamos disso e precisamos disso!

Nem sempre estamos nos melhores dias e quando alguém chega e te dá um simples sorriso ou faz um elogio, tudo muda. Então partimos dessa premissa com esse tipo de conteúdo. Qualquer perfil de negócio nas redes sociais pode explorar isso dentro do seu nicho.

14. CONCURSOS/PROMOÇÕES DE ENGAJAMENTO

Eu evitei dar exemplo de sorteio porque apesar deles darem um retorno muito bom, muitas vezes isso é momentâneo e toda aquela interação e interesse vai embora assim que o sorteio acaba. Existem até caças sorteio, pessoas que sequer tem o perfil de cliente de um negócio que participa apenas pelo interesse de ganhar algo com isso.

Qual que é a diferença para um concurso ou promoção?

Apesar de soar parecido com sorteios, você cria um jogo de interação entre seus seguidores e espontaneamente isso atrai a curiosidade de quem está de fora.

Exemplo:

Na semana do dia das mães, quem trouxer sua mãe para lanchar no restaurante e postar uma selfie com sua mãe no restaurante e marcar a hashtag #nomedatag ganha sobremesa grátis.

Vantagens: Gera muitas menções ao negócio e divulgação gratuita dos participantes para seus ciclos de amigos e seguidores que provavelmente não conheciam o lugar.

Outro exemplo de concurso é:

Indique um amigo e seja vip em dobro: Você ganha por indicar e ganha se o seu amigo se cadastrar.

Neste exemplo, se cria uma ação na qual é dada uma oferta exclusiva para um clube vip. O cliente indica um amigo a partir de uma marcação nas redes sociais, o amigo se cadastra em uma lista e passa também a fazer parte desse clube de ofertas.

A estratégia aqui é que o usuário/cliente ganha algo mas também entrega algo de valor. Muito mais que uma simples marcação na rede social.

15. RESULTADOS – ANTES E DEPOIS

Antes e depois funcionam muito bem para quem trabalha com moda ,beleza e saúde. Mas é um formato de conteúdo que também pode ser aproveitado por outros nichos de mercado como; decoração, construção civil (reformas) e todo tipo de situação que permita uma comparação entre estado inicial e estado final.

Lembrando que tudo que leva para uma percepção visual melhorada sempre chama mais a atenção. É importante pensar na composição e em como mostrar esse tipo de conteúdo. Principalmente estando numa rede social como Instagram no qual o apelo visual é muito maior.

16. ASSUNTOS EM ALTA

Monitore o que está acontecendo no mundo e sobre o que as pessoas estão mais falando. Tem relação com o seu mercado ou dá pra puxar um gancho e introduzir nos seus conteúdos? Se sim, aproveite pois aumentará a sua relevância e atrairá o interesse das pessoas.

Por exemplo, um assunto em alta enquanto este post está sendo produzido é o escândalo entre o Facebook e a empresa de análise de dados Cambridge Analítica que captou e usou indevidamente dados de 200 milhões de usuários da rede social azul para traçar estratégias de manipulação a fim de levar o atual presidente dos EUA Donald Trump a ser eleito. Isso gerou inúmeras discussões sobre privacidade na internet.

Então digamos que você é uma empresa de segurança digital. Como você pode aproveitar desse tema quente para envolver as pessoas com a sua marca? Esse foi um exemplo mais relacionado a tecnologia. Mas independente do seu tipo de negócio, é importante monitorar os assuntos em alta e ver a viabilidade de colocá-los em discussão nos conteúdos que você produz na internet.

Agora, eu convido você a compartilhar este post nas suas redes sociais, deixar sua opinião nos comentários se gostou ou não das dicas e não deixe de nos seguir na rede. Vida longa e sucesso nos negócios.

Hey,

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